quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ciúmes

Hoje é muito comum ver nas crônicas policiais que fulano matou sicrana por ciúmes.Namorado agrediu namorada por ciúmes. Afinal, que raio de sentimento é este? Seria um pecado capital assim como inveja, cobiça e outros?Seria um desvio de personalidade, uma falha de caráter, uma doença?
Um amigo meu não deixa ninguém carregar seu filhinho de poucos meses de vida por ciúmes. Outra conhecida nossa não deixa seu noivo cumprimentar nenhuma mulher na rua. Um vizinho nosso morre de ciúmes de seu carro. "se alguém riscar meu carro, eu mato!". Conheço uma pessoa que teve que mudar de emprego por causa das cenas de ciúmes que sua esposa fazia cada vez que ele comentava alguma coisa sobre suas colegas de trabalho.Segundo a esposa, todas eram prostitutas. Hoje ele trabalha numa metalúrgica rodeado de homens por todos os lados. Frustrado profissionalmente, mas consegue ter um pouco de paz em casa. E as mães e os pais, quando os filhos ou as filhas começam a namorar. A primeira palavra é que o/a  pretendente não presta.Incrível, quanta percepção. Num primeiro olhar já conseguem dissecar até a terceira geração do coitado.
Alguém ai consegue ter uma definição exata para ciúmes?Quem nunca brigou ou pelo menos ficou de biquinho por causa de ciúmes que atire a primeira pedra.

Um comentário:

Anônimo disse...

Um pouquinho de ciúmes êh bom, mas a partir do momento q rola brigas de ciúmes já se torna patológico. Eu cresci num ambiente onde meu pai nem meus irmãos nunca tiveram ciúmes de mim e hj sou casada com meu maridinho q tb nAo tem ciúmes. Entao eu acho q ate gostaria q alguém tivesse ciúmes de mim... Ah esqueci, minha mAe tinha, mas agora tb passou:)