quarta-feira, 23 de março de 2011

sindrome do ninho vazio

Companero Zero pedindo um help.
 Antigamente quando as distâncias eram maiores e as comunicações eram dificeis devia ser muito doloroso para os pais quando um(a)  filho(a) avisava que iria se casar e mudar de cidade. Deveria ser algo traumatizante para os pais e avós.. Os nossos passaram por isto, porém, não conheci ninguém até hoje que tenha morrido de solidão pela falta dos filhos. Os tempos eram outros. Talvez no passado a relação pais e filhos era mais aberta, priorizando sempre o diálogo e o entendimento. A vida era menos sedentária, a concorrência menos acirrada e com isso sobrava mais tempo para se dedicar à criação dos filhos.
Hoje tudo esta diferente. O que percebemos é que a prioridade é dar atividades para as crianças desde pequenas como ballet ( as avós acham lindo), escola de futebol (os avôs já enxergam o novo Pelé), ingles, musica, defesa pessoal e outras coisas mais. O tempo passa rapido e o diálogo passa a ser usado apenas para cobranças pessoais do tipo : eu gasto uma fortuna para bancar seus estudos, suas notas estão péssimas, mamãe deixou de ir à Academia para cuidar de voce e bla, bla, bla. E é ai que entra a opinião do Companero Zero.: A tradução de Síndrome do Ninho Vazio deveria ser : Pais com remorsos de não terem aproveitado os melhores momentos da vida dos filhos agoram choram a sua ausência por não terem dito e demonstrado todo o carinho e o amor que sempre sentiram pelos seus pequenos.Se preocuparam tanto com a vida profissional e material que não perceberam que a vida estava passando muito rápido e  as crianças logo cresceriam e  iriam embora. É a lei da vida. Ânimo senhores pais, não percam tempo chorando a ausência das crianças. Se reinventem. Aproveitem as vantagens da vida moderna. Telefonem , enviem e-mail,acessem no Faceboock, Orkut. Mostrem para a criançada que a distância que hoje os separam serve apenas para aumentar o amor e o orgulho que  vocês sentem por eles. Apesar deles acharem que já são suficientemente adultos, com certeza seus olhos ficarão cheios de lágrimas e eles pensarão: "esses meus pais são os melhores pais do mundo"".  

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Companero Zero,
Ainda não sou mãe, mas sou filha! Gostaria de falar um pouquinho sobre o outro lado da história. A filha que casou e saiu de casa, da companhia de seus pais. Será que existe algum nome para isso?? Somente quando sai de casa me dei conta do quanto me sentia insegura e com medo! Será que conseguirei dar conta?? Como viver longe daqueles que cuidaram de mim a vida toda?? Como voar sozinha??? Talvez a maioria dos filhos jamais digam isso aos seus pais, mas com toda certeza esse sentimento está presente em todos os filhos! O que acho uma pena, pois teríamos pais e filhos sofrendo, cada qual em seu canto, sem colocar para a fora toda a falta que um sente do outro. Amo meus pais! Sempre que posso estou com eles! Hoje consigo enxergar melhor tudo isso. As vezes sair de casa, se separar dos pais faz com que percebamos o quanto eles são importantes. Hoje eu sei também que eles foram os melhores pais do mundo! O melhor que eles puderam ser!
Ana C.

Anônimo disse...

Caro Amigo,
Estou grávida de 2 meses, é o meu primeiro filho! Gostaria de compartilhar um momento que passei essa semana. Quando descobri que estava grávida fiquei assustada! Embora tenha sido uma gravidez planejada e desejada estava apreensiva! Até então só conhecia o papel de filha, não de mãe! Acreditava que mudaria de papel quando o bebê nascesse, mas estava enganada! Esta semana quase o perdi! Quase perdi meu bebê! Pela primeira vez senti o desespero de que algum ruim acontecesse ao meu filho! Tive que mudar toda minha rotina, deixar de lado o trabalho, sair de casa para ficar deitada na cama em repouso! Tudo por ele! Quando li essa postagem logo relacionei com esse momento da minha vida, e consegui compreender o que muitos pais sentem quando perdem seus filhos, ou pelo menos acham que perdem!
C.F.