quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Racismo

O assunto da moda é Racismo. Recentemente o goleiro Aranha do Santos Fc foi vitima de alguns ignorantes da torcida do Gremio de Porto Alegre. Muito já se falou sobre o assunto. 

Eu, pessoalmente, sou contra qualquer ato racista e creio que esses crimes devem ser punidos conforme a lei.

Este fato atual me remete a um fato ocorrido em minha cidade na década de 90.

Lembro-me de Alemão. Quem era Alemão? Era um cidadão muito popular, negro (naquela época não existia o termo afro-descendente),que tingia os cabelos com água oxigenada, cujo passatempo era surfar nos trens que cruzavam nossa cidade. Daí o apelido. Pois bem. Alemão resolveu candidatar-se a vereador. 

Em seu primeiro comício ele se preparou muito bem. Um amigo redigiu o discurso, outro emprestou o terno, outro os sapatos e lá se foi Alemão. Subiu no palco , apresentou-se e começou:"Querido povo da minha terra eu prometo....". De repente do meio do povo um bêbado grita: " Desce daí seu preto". Um silêncio se fez. Alemão pensou e respondeu:"Preto é a cor do asfalto que colocarei em toda a cidade". Aplausos para Alemão que empolgado continua seu discurso. Novamente o bêbado: "Desce dai seu negro sujo". Outra vez silêncio. Alemão respira fundo, pensa e diz:"Negro e sujo é o passado daqueles que me criticam" e segue discursando. Aplausos. De novo o bêbado" "Chega de mentiras , seu escurinho". Estava ficando difícil. E o Alemão reage:" Prometo que se eleito acabarei com cada lugar escurinho desta cidade, colocando mais iluminação pública". Os aplausos voltaram. Alemão pensou: "já que estou agradando, vou fechar o discurso com chave de ouro.". Não deu tempo. O bêbado voltou à cena." Volta pra selva macaco". Foi o fim do comicio. Alemão não aguentou e partiu pra porrada. No dia seguinte saiu no jornal: " E um encrenqueiro desse ainda quer ser vereador de nossa cidade?". Lógico que Alemão não foi eleito. 

Dadas as semelhanças dos dois casos, eu, se fosse o Aranha ficaria esperto, porque de repente ele pode sair como o culpado desta polemica toda por ser ,simplesmente, negro.

Nenhum comentário: